top of page
professores.png

ARTE PÚBLICA

Vamos definir o que é a "Arte Pública".

mochila.png

ARTE PÚBLICA COMO RECURSO EDUCATIVO

As obras de Arte Pública são elementos promotores de inúmeras aprendizagens, no âmbito dos objetivos curriculares.

professores.png

BIBLIOGRAFIA WEBGRAFIA

Consulte aqui bibliografia e  webgrafia sobre Arte Pública e Arte Pública em Amada.

ARTE PÚBLICA

O QUE É?

ARTE PÚBLICA 
COMO RECURSO EDUCATIVO

ARTICULAÇÃO COM OS CURRÍCULOS ESCOLARES

As obras de Arte Pública são elementos promotores de inúmeras aprendizagens, no âmbito dos objetivos curriculares, por exemplo:

2º CICLO

 

Aprendizagens Essenciais

Apropriação e Reflexão:

- Identificar diferentes manifestações culturais do património local e global.

Interpretação e Comunicação:

- Interpretar os objetos da cultura visual em função do(s) contexto(s) e dos(s) públicos(s).

Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos

- Investigar um tema ou objeto numa visão diacrónica e sincrónica para a criação de novas imagens, relacionando conceitos, materiais, meios e técnicas.

- A compreensão da importância do património cultural e artístico nacional e de outras culturas, como valores indispensáveis para uma maior capacidade de participação e intervenção nas dinâmicas sociais e culturais.

- O conhecimento dos diferentes valores/significados dos elementos das artes visuais, consoante o contexto, as culturas e as intenções.


 

3º CICLO

Aprendizagens Essenciais

Apropriação e Reflexão:

- Dominar os conceitos de plano, ritmo, espaço, estrutura, luz-cor, enquadramento, entre outros - em diferentes contextos e modalidades expressivas.

Interpretação e Comunicação:

- Compreender a importância da inter-relação dos saberes da comunicação visual (espaço, volume, cor, luz, forma, movimento, estrutura, ritmo, entre outros) nos processos de fruição dos universos culturais.

 

Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos

- O enriquecimento das experiências visuais dos alunos, estimulando hábitos de apreciação e fruição dos diferentes contextos culturais.

- O reconhecimento da importância do património cultural e artístico nacional e de outras culturas, como valores indispensáveis para uma maior capacidade de participação e intervenção nas dinâmicas sociais e culturais.

-  Questionar as diferentes circunstâncias culturais, ambientais, urbanísticas, entre outras, e perceber o seu contributo para uma ação cívica, junto das comunidades.

 

HISTÓRIA

 

Competências específicas (transversais a vários temas e anos de escolaridade)

- Reconhecer a importância dos valores de cidadania para a formação de uma consciência cívica e de uma intervenção responsável na sociedade democrática.

- Relacionar, sempre que possível, as aprendizagens com a História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde habita/estuda.

- Valorizar a dignidade humana e os direitos humanos, promovendo a diversidade, as interações entre diferentes culturas, a justiça, a igualdade e equidade no cumprimento da lei.

 

Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos

- Valorizar o património histórico material e imaterial, regional e nacional.


 

O PLANO NACIONAL DAS ARTES 2019-2024

Colocou a Arte e o Património no centro da ação educativa:

“O PNA promove a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do Património”.

Levar os alunos a conhecer a arte pública acessível perto da escola é um dos objetivos do PNA: “Promover o compromisso cultural das pessoas, organizações e comunidades (em particular com o património, artes e artistas no seu território próximo, o seu Km2)”.

BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA

SOBRE ARTE PÚBLICA
E ARTE PÚBLICA EM ALMADA

Consulte aqui bibliografia e  webgrafia sobre Arte Pública e Arte Pública em Amada.

SOBRE ARTE PÚBLICA

ABREU, José Guilherme (2017). Public art as a means of social interaction: From civic participation to community involvement. In Actes du Colloque International "Quel destin pour l’Art Public"[Paris, France], 19-20 Mai 2011. (pp.159-174). Paris: Centre du Patrimoine Mondial de L’UNESCO

ANDRADE, Pedro de [et. al.]. Arte pública e cidadania: novas leituras da cidade criativa. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2010.

 

AURÉLIO, José (2002). 25 Anos do Poder Local,1976-2001. Almada: Câmara Municipal de Almada.

CENTENO, Yvette e FREITAS, Lima de (1991). A simbólica do espaço: cidades, ilhas, jardins. Lisboa: Editorial Estampa.

 

CORREIA, Victor. (2013). Arte Pública seu significado e função. Lisboa: Editora Fonte da Palavra.

REIS, Ricardo (s/d). A arte pública como recurso educativo. Disponível em https://pt.slideshare.net/JDLIMA/arte-pblica
(acesso: 09/02/2020)

ARTE Pública. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo356/arte-publica (acesso: 02/11/2020)

 

SOBRE ARTE PÚBLICA EM ALMADA

LIMA, Filomena (2006). Escultura em espaços públicos de Almada [1936-2005]: da colecção à proposta de acção museal/educação patrimonial. Tese Mestrado em Museologia e Museografia. Lisboa: Faculdade de Belas Artes.

 

RIBEIRO, Ana Isabel (2004). Arte Pública no Concelho de Almada. Almada: Câmara Municipal de Almada.

SILVA, Sérgio Vicente Pereira da (2016). A Escultura como Expressão Pública da Cidadania. A monumentalização da cidade de Almada entre 1974 e 2013. Tese de Doutoramento em Belas Artes – especialidade Escultura. Lisboa: Faculdade de Belas Artes. 

​À DESCOBERTA DA ARTE PÚBLICA

HISTÓRIA

CIDADANIA

TERRITÓRIO

APOIOS

logos.png
UF_almada_covadapedade_pragal_cacilhas.png
logos.png
logos.png
logos.png

© 2023 by MUNDO DO ESPECTÁCULO

bottom of page